domingo, 27 de fevereiro de 2011

Desafios e vitórias



Boas notícias devem ser compartilhadas! Um exemplo de superação, rumo à inclusão através da educação e direto do Estado de Alagoas...Repasso texto:



Nós que fazemos parte do Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal de Alagoas – UFAL temos o prazer de divulgar números do Processo Seletivo Seriado 2011. Como era esperado, o Projeto Pré-Vestibular Comunitário, aumentou o número de aprovados.
Presente em 06 municípios alagoanos e mais 06 bairros da capital, a possibilidade de um êxito maior que no ano anterior era eminente. Nessa configuração, foram 960 alunos que estudaram no curso, desses 515 prestaram vestibular.
Os 185 aprovados foram recepcionados com direito a solenidade, onde contou com as ilustres presenças da Magnífica Reitora Ana Dayse Rezende Dórea e do Vice-Reitor Eurico de Barros Lôbo Filho, no último dia 21 de fevereiro de 2011.
Em clima de muita alegria, dois ex-alunos do cursinho discursaram sobre suas caminhadas até o egresso ao Ensino Superior. Ambas com requinte de superação. A primeira é Dijania Correia da Silva Melo. É difícil acreditar que uma ex-catadora de lixo de 40 anos, mãe de 09 filhos, possa ter o sonho de passar no vestibular. Ela conseguiu. Ela foi 3º lugar do curso de Ciências da Computação, um dos cursos com grande número de concorrentes. Numa das passagens de seu relato, disse que passou a primeira vez em frente a universidade e disse para si: “um dia ainda irei estudar aqui!”.
Sua história comoveu a todos, inclusive com a presença da metade de sua prole no local onde estava sendo realizado o evento: “Infelizmente não deu para trazer todos. O restante ficou em casa com o pai...”
Outro relato que levou as lágrimas muitos dos presentes foi a de Marlone Barbosa Lins de Mendonça. Ele conquistou uma vaga no curso de Serviço Social, ocupando o 2º lugar pela mesma instituição. Marlone possui dificuldade de locomoção e de dicção, mesmo assim fez questão de relatar sua experiência de conquista.
Segundo a reitora Ana Dayse, o acesso a universidade é apenas o primeiro passo, a conquista agora é a permanência com qualidade para os aprovados e isso pode ser traduzido com a bolsa de assistência ao estudante. 
Parabéns, queridos!
"Um dia quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste" (Sigmund Freud)

4 comentários:

  1. Obrigada pela visita e pelas palavras de incentivo....É sempre muito bom poder compartilhar experiências...
    Beijos,
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado pela sua visita no BLOG DO FUTURO ESTÁ AQUI! (http://futurotaqui.blogspot.com/).
    Quero te convidar para ser nossa seguidora!!!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Professora, a sua ideia de mesclar no mesmo blog textos próprios ou de pensadores e educadores, dicas, experiências, etc, é mesmo muito interessante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá.......obrigada pela visita.
    A inclusão é necessária e torna a sociedade justa. Amei a histórias relatadas em seu post. Belos exemplos de superação.
    Abraços

    ResponderExcluir